O Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado mundialmente em 1º de maio, reafirma as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No primeiro dia de maio de 1886, milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, para protestar contra as condições desumanas de trabalho a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias.

Naquele dia, as manifestações movimentaram a cidade, causando a ira dos poderosos. A repressão ao movimento foi dura, com prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos com a polícia.
No Brasil, a partir do governo de Getúlio Vargas, na década de 1930, as principais medidas em benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data.

CIDADE DOS TRABALHADORES

De terceiro Distrito de Viamão, chamado de Passo do Feijó, Alvorada emancipou-se no dia 17 de setembro de 1965, conforme a lei estadual nº 5026. Acredita-se que o nome do município seja uma referência ao povo trabalhador, que acorda nas primeiras horas da manhã para trabalhar na vizinha Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul.

O processo educacional tem início com a contratação de professores oriundos de Gravataí e Porto Alegre, que eram contratados por famílias de maior poder aquisitivo. A professora vinha dar aula para os filhos dos proprietários das fazendas. Ela fixava residência na fazenda que a contratava. Alguns desses proprietários proporcionavam o ensino não só aos seus filhos, mas também às crianças das redondezas.

EDUCAÇÃO EDIFICA A CIDADE

Em 1886, a partir da presença do ensino público oficial, havia na Vila de Viamão seis aulas públicas. Uma delas localizada no Passo da Figueira. Mais tarde, aproximadamente entre 1908 e 1910, têm-se conhecimento da escola de Augusta Agripina dos Santos, natural de Porto Alegre e professora estadual. Esta escola era aberta para a comunidade e servia a alunos de várias localidades, tais como Passo da Figueira, Passo do Feijó e adjacências. Em 1911, esta escola atendia a trinta e seis alunos e estava localizada próxima a uma figueira, na atual Av. Frederico Dihl.

PERFIL – A população economicamente ativa do Município é de aproximadamente 100 mil pessoas, cerca de 60% da população total, das quais 30% trabalham no município e o restante nos municípios vizinhos, particularmente na capital. O perfil da atividade econômica está assim distribuído: Agricultura 1%, Indústria 38% e Serviços 61%.

Na condição de principal entidade do movimento social da cidade, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) deseja à toda a categoria e aos trabalhadores alvoradenses um 1º de Maio fraterno, que reforce a importância de nossa organização para conquistas vindouras.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)