Além de sofrer com diversos outros problemas na cidade, a população de Alvorada pena com os baixos investimento em educação, promovido pelo Prefeito Appolo e pela Secretária de Educação, popularmente conhecida como Neuza do Salgado.
O investimento do Governo Municipal na Educação está entre os piores do primeiro quadrimestre, considerando o mesmo período nos 10 anos anteriores. O percentual aplicado por Appolo no referido quadrimestre, 9,22%, é o terceiro menor, perdendo apenas para os anos de 2013 e 2008, quando os índices foram de 8,58% e 8,10%, respectivamente. Cabe ressaltar que o mínimo estabelecido pela Constituição Federal é de 25%.
O descaso com a Educação, orquestrado por Appolo, reflete: a falta de professores e demais profissionais necessários ao funcionamento pleno da escola; a insuficiência da merenda escolar, que muitas vezes não conta com feijão no cardápio; a precariedade das escolas, que contam com sérios problemas na sua estrutura geral; a desvalorização de professores e demais funcionários escolares.
No gráfico abaixo é possível verificar os índices de Despesas Constitucionais com Educação (FUNDEB + MDE) referente ao primeiro quadrimestre de cada ano, desde 2007. Os referidos dados estão disponíveis no Relatório de Validação e Encaminhamento – RVE, informado pela Prefeitura ao Tribunal de Contras RS, constantes no item 3.2.4.
Os relatórios de investimento em educação são públicos e estão disponíveis no site do TCE. Pesquise AQUI.
RVE Primeiro Quadrimestre Alvorada 2017