E seguem as atividades do SIMA Itinerante, quando a direção do Sindicato vai até os locais de trabalho conversar com os servidores, ouvir reivindicações e trocar ideias.
Na manhã desta terça-feira (27) o presidente Rosseto, acompanhado do conselheiro fiscal do Funsema, Elias Moreira, esteve na Escola Municipal Monteiro Lobato, bairro Americana, quando relatou algumas ações recentes do sindicato e relembrou outras.
O pedido de aumento do porcentagem do cartão SIMA/Vecell, reivindicado junto à Administração Municipal e a oferta do “vale-peixe” aos servidores por parte da Prefeitura foi um dos temas apresentados.
Outra preocupação do presidente é o baixo investimento em Educação, quando foram aplicados apenas 22% em 2017, levando a um déficit de R$ 5 milhões. Neste sentido, o representante do Funsema esclareceu a irregularidade apontada judicialmente da aplicação de recursos da Educação no Fundo.
Os professores comentaram sobre a questão dos alunos de inclusão, situação já percebida pelo Sindicato em outras escolas, onde há grande número de laudados e a falta de monitores que os acompanhem de forma adequada.
Rosseto lembrou ainda que o SIMA defende a aplicação do Plano de Carreira para todos os servidores das escolas municipais, desde a merendeira, passando pelo vigilante e chegando ao corpo docente.
Houve o relato sobre o pedido, junto à Câmara de Vereadores, de atualização da Lei Municipal no sentido de garantir aos servidores que possuam dependentes com necessidades especiais a redução de carga horária, sem redução de salário.
Por fim, o presidente ressaltou os Cursos de Formação Continuada que estão sendo oferecidos pelo Sindicato aos servidores da educação, com 50% de desconto e com pagamento parcelado, que pode ser feito com o Vale Cultura. “Esta é uma obrigação da Secretaria de Educação que não está sendo comprida e que o Sindicato vai suprir”, disse Rosseto.