Nota de esclarecimento
A direção do SIMA comunica aos associados e à categoria que estão sendo divulgadas “fake news” às direções de Escolas Municipais e ao quadro do Magistério, com relação à ação do Sindicato, relativa ao encerramento do ano letivo e, por esta razão, cumpre esclarecer:
1. O SIMA não acionou a Promotoria Pública com relação aos procedimentos da Smed;
2. Recebemos reclamações de educadores e de servidores pais de alunos de que as direções estariam, por orientação da Smed, encerrando o ano letivo dois dias antes, desde que os trabalhadores da Educação comparecessem em atividade natalina oficial da Prefeitura no domingo, 09/12;
3. Se confirmado o procedimento, algumas situações irregulares se apresentaram: caso o trabalhador não comparecesse ao domingo, seu ponto seria abonado? As direções garantiriam as escolas abertas dias 20 e 21, se o calendário letivo fosse antecipado?
Ao Conselho Municipal de Educação, o SIMA solicitou esclarecimento quanto à questão do ano letivo: dois dias letivos podem ser validados por um dia?
Ou seja, o SIMA jamais esteve em contato com o Ministério Público, mas somente intermediou junto ao Conselho Municipal de Educação a preocupação de parcela de seus associados.
O funcionalismo municipal não é ingênuo: para combater as mentiras da Prefeitura, é a verdade que se impõe. Seguimos à disposição para maiores esclarecimentos, sempre firmes na luta!