Fundado em 12 de julho de 1989 o Sindicato do Servidores Municipais de Alvorada chega aos seus 30 anos. As comemorações para o aniversário entidade que foi a primeira organização de classe da cidade já começaram a ser realizadas pela atual diretoria. A grande comemoração será na “Festa do Dia do Servidor – SIMA 30 anos de luta!”, que acontece dia 27 de outubro.
Com sua origem ligada a assistência aos trabalhadores da cidade, o SIMA desde sua origem manteve suas fortes ligações com a defesa de trabalho digno e de direitos. Há trinta anos atrás era em uma casa cedida pela Prefeitura que a Associação dos Trabalhadores de Alvorada se reunia para servir refeições acessíveis aos trabalhadores da região. Entre as refeições, as conversas sobre o dia a dia no trabalho deram início as discussões para a criação de uma entidade sindical.
O ano era 1989, reunidos em assembleia geral os trabalhadores do município aprovaram a criação do sindicato. Na mesma ocasião foi escolhida a comissão gestora que ficou à frente da entidade até a realização da primeira eleição que ocorrida no mês de dezembro do mesmo ano.
Hoje o SIMA conta com mais de dois mil trabalhadores associados. O atual presidente Rodinei Rosseto é a 9ª pessoa a ocupar a presidência do sindicato, e está em seu terceiro mandato.
Após três décadas o SIMA mantém sua tradição de defesa dos direitos dos trabalhadores, sendo uma voz de oposição à administração municipal e mantém firme contra os ataques do governo Apolo. E é essa mobilização constante que garante conquistas!
A mais recente vitória sindical garantiu o emprego de 49 funcionárias da assistente comunitária desligados arbitrariamente pela administração pública. Assim, preocupado em oferecer melhores condições de vida para os trabalhadores do município o sindicato se tornou uma forte ferramenta sindical e social.
E mesmo em tempos de crise e ataques ao sindicalismo, o SIMA se esforça para oferecer aos seus associados benefícios como uma ampla cartela de convênios de descontos, serviços de assessoria jurídica, e uma estrutura com um salão de eventos e espaços de lazer na sede campestre, uma novidade da parceria entre o SIMA e o SINECARGA.
Entre os desafios do futuro estão a reorganização sindical e a oposição ao governo Bolsonaro que segue aplicando uma série de ataques aos direitos trabalhistas, como a destruição da Previdência Social e proposta de Minirreforma do serviço público.