Na sessão da Câmara de vereadores do dia 6 de outubro os projetos que alteravam a previdência dos servidores públicos municipais foi colocado em votação mais uma vez. Em outras duas sessões projetos similares haviam sido retirados de pauta. Desta vez, os projetos foram rejeitados pelos vereadores. A proposta aumentava a alíquota de 11% para 14%.
Os projetos apresentados pelo Poder Executivo Municipal significavam mais ataques aos direitos e ganhos financeiros dos trabalhadores do município. Promovendo maior arrocho e empobrecimento de uma categoria já desvalorizada. Os servidores públicos do município acumulam uma perda salarial de 7%, em relação a inflação dos últimos 5 anos.
A aprovação dos projetos era uma imposição federal em decorrência da Reforma da Previdência. O ajuste aplicado para fazer com os trabalhadores paguem pela crise condiciona a liberação de recursos para o município ao corte de diretos e salários. O SIMA tem acompanhado a pauta da previdência social durante os últimos anos e tem buscado, incessantemente, o debate para encontrar caminhos que não aumentem a taxação sobre os salários dos servidores.
Na segunda-feira, os diretores sindicais do SIMA estiveram junto com o advogado do sindicato, Rodrigo Zimmermann, para colocar, novamente, a posição contrária aos ataques da Reforma da Previdência. Com o resultado da sessão de terça-feira a noite, um novo debate deve ocorrer sobre a situação das contas do município de Alvorada. Quais os impactos para os servidores e o que o (a) futuro(a) Prefeito(a) pretendem para a previdência dos servidores municipais?
Veja como votaram os vereadores.
PL 034 (PL que alterava a concessão de benefícios e auxílios)
8 contrários:
Júlio Bala, Gerson Luis, André Jobim, Irmã Sara, Celmir Martello, Arlindo Slayfer, Leandro Tur e Reginaldo Rocha.
7 favoráveis:
Airton Pacheco, Branquinho, Cláudia, Delanor Preto, Darci Barth, Zézo, Neusa do Salgado.
Ausente: Cristiano Schumacher.
PL 036 (PL que alterava a alíquota previdenciária)
9 contrários:
Júlio Bala, Gerson Luis, André Jobim, Irmã Sara, Celmir Martello, Arlindo Slayfer, Leandro Tur e Reginaldo Rocha.
Voto de desempate: Juliano Marinho.
8 favoráveis:
Airton Pacheco, Branquinho, Cláudia, Delanor Preto, Darci Barth, Cristiano Schumacher, Zézo, Neusa do Salgado.