O SIMA realizou na noite da última quinta-feira, 15 de outubro, a Assembleia Geral da categoria. Convocada com pauta única, Greve Geral, os servidores utilizaram a plataforma Google Meet para se conectar à sala de vídeo onde a reunião ocorreu. A inscrição para a assembleia foi realizada através do e-mail comunicacao@sima-alvorada.com.br, divulgado junto à convocatória da assembleia.

A motivação para a chamada da assembleia partiu da base da categoria, que procurou o sindicato para manifestar a preocupação com a suspensão do pagamento do GTS e o acúmulo de perdas provocadas pelas reformas trabalhistas, da previdência e, agora, a reforma administrativa. Os servidores que participaram da assembleia foram unânimes em apontar a necessidade de maior debate sobre as pautas da categoria com os servidores.

As intervenções durante a assembleia foram no sentido de não decretar greve dos servidores municipais, tendo em vista o atual estado social provocado pela pandemia Covid-19. Assim, como encaminhamento da assembleia geral, foi aprovado o estado de greve. O estado de greve é um alerta da categoria aos governantes frente a mais um ato de retirada de direitos. Como a perda da trimestralidade, a reposição abaixo do inflacionária e a suspensão do pagamento do GTS.

A assembleia geral também aprovou a Carta Compromisso, o documento lista as reinvindicações da categoria aos candidatos a futuro(a) prefeito(a) da cidade. No início do ano o SIMA entregou ao atual prefeito as 18 pautas aprovadas pelos trabalhadores. Durante o decorrer do ano de 2020 outras pautas foram incorporadas à luta sindical. A diretoria do SIMA irá realizar a entrega da carta aos candidatos para que assumam o compromisso com a categoria de buscar efetivar a aplicação das reinvindicações apresentadas na carta.