A vacinação contra Covid-19 começou hoje em Alvorada. A vacina utiliza foi a Coronavac/Butantan, 711 doses foram destinadas à cidade de Alvorada pelo Governo Estadual. As primeiras pessoas a serem imunizadas são trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente.
O número de doses (711) é inferior ao número de funcionários vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com os dados do portal da transparência são 749 profissionais lotados na secretaria.
Ressaltamos a informação de que o cronograma de vacinação prioriza a vacinação dos profissionais de saúde e, por isso, não se deve buscar atendimento em centros de saúde para receber a dose da vacina. Não é o momento de gerar aglomerações nos centros e postos de saúde.
Segundo informações repassadas pela Presidenta do Conselho Municipal de Saúde e diretora do SIMA, Dalva Rodrigues, o município tem a disposição recursos para adquirir materiais (seringas, agulhas, etc.) para a vacinação. O valor é referente a recursos de 2020, que somam em torno de R$ 1 milhão. Contudo, a escassez de vacina é um problema enfrentado a nível nacional e não há previsão de recebimento de uma novo lote.