Na manhã da quarta-feira, 27, o Presidente do SIMA Rodinei Rosseto e o Tesoureiro José de Lima Jr. estiveram na Secretaria Municipal de Educação para apresentar demandas dos servidores da educação. A Secretária Neusa e a Diretora Pedagógica Ana receberam as demandas que, conforme afirmado, ainda estão em fase de discussão.

Encontro ocorreu na manhã da quarta-feira, 27, na SMED.

Na ocasião Presidente do SIMA reforçou a preocupação com o retorno das aulas sem a vacinação dos profissionais de educação. É importante lembrar que, por determinação do Ministério da Saúde e demais órgãos sanitários, a vacinação contra a COVID-19 não inclui menores de dezoito (18) anos entre seu público alvo. O ambiente escolar, neste caso, torna-se um local de alto grau de contágio. Por este motivo é imprescindível garantir a imunização dos profissionais.

Dos onze (11) pontos apresentados, a maioria ainda aguardará resposta nas próximas semanas. Em primeiro momento, a Secretária Neuza Machado afirmou que as aulas presenciais não devem ocorrer sem que haja a vacinação dos servidores municipais que atuam na educação. Mesmo assim, o planejamento do ano letivo de Alvorada já aponta as datas do dia vinte e dois (22) de fevereiro como o retorno do profissionais e dia oito (8) de março como o primeiro dia de aulas. A definição sobre aulas presenciais, virtuais ou hibridas dependerá da evolução da vacinação no município, segundo informações passadas pela Secretária.

A falta de efetivo também foi abordada durante a reunião e está entre as demandas apresentadas, foram cobradas as convocações de profissionais e a realização de novo concurso . O município de Alvorada já possui empresa contratada para realizar o processo do concurso, contudo, mas não há confirmação por parte da SMED de que estarão inclusas vagas para a educação.

Pautas apresentadas à SMED:

1 – Vacinação para todos os profissionais de educação como condição para a volta as aulas presenciais;

2 – Valorização salarial dos professores de acordo com o novo FUNDEB;

3 – Criação de gratificação para professores de inclusão;

4 – Retomada do quinquênio de formação continuada, referente ao plano de carreira;

5 – Convocações;

6 – Dia de retorno às aulas;

7 – Internet para os professores e disponibilidade de notebook e/ou tablete para cada profissional;

8 – Organização de plataforma única de ensino;

9 – Abertura de concurso para todas as áreas do Ensino Público de Alvorada;

10 – Definição sobre as formações (virtuais ou presenciais);

11 – Retificar os ofícios dos grupos de risco, com orientações mais claras e objetivas.