Desde 2017, quando o último concurso público para o magistério de Alvorada foi realizado, dezenas de trabalhadores aguardam serem chamados para ocupar cargos no município. Com validade de dois (2) anos, podendo ser renovado por mais dois (2), o concurso teve um grande número de aprovados. O prazo de validade do pleito acaba em 2021 e a não nomeação dos professores pode se tornar uma perda enorme para a qualidade dos serviços prestados na educação.
Dar posse aos profissionais aprovados no concurso é essencial para a educação de Alvorada. Em 2020 houve a nomeação de um grande número de aprovados no concurso de 2017, os candidatos foram chamados para realizarem exames médicos, com parecer favorável, inclusive. Apesar disso, o ato de posse não foi concretizado. Os professores foram informados de que não ingressariam no quadro de servidores, pois o processo estava “congelado” devido a suspensão das aulas. A informação não veio acompanhada de nenhum ato oficial (decreto, lei municipal, etc.), e frustrou os trabalhadores.
O SIMA e sua assessoria jurídica estão acompanhando o caso, uma que vez o congelamento não pode se aplicar tendo o processo de nomeação iniciado. O Sindicato encaminhou denúncia ao Ministério Público para que as medidas adotadas sejam revisadas de modo que os trabalhadores possam tomar posse em seus cargos o mais rápido possível. A falta de profissionais na área de educação é um problema constante e reconhecido por todos na cidade.
Para suprir a falta de professores no quadro de servidores municipais, a Administração Municipal utilizou como alternativa, em alguns momentos, a convocação de profissionais do quadro para cumprir carga horária além da estabelecida. Mesmo com nomes em espera para nomeação. Ainda em 2021, um novo concurso público deve ser realizado. A estimativa é que sejam ofertadas quarenta e nove (49) vagas nas mais diversas áreas de atuação, entre elas o magistério.