Na tarde da terça-feira, dia 06 de julho, trabalhadores e internos do Abrigo Municipal Novo Tempo foram submetidos a testes para detecção de Covid-19. A medida ocorre após pressão do Sindicato dos Municipários que na segunda-feira questionou a Administração Municipal sobre a aplicação dos protocolos de sanitários, após a informação de que pessoas que trabalham no local apresentaram sintomas gripais. A informação já era de conhecimento dos gestores desde sexta-feira, dia 02 de julho, mas somente após quatro dias foram tomadas atitudes para controle do que já se pode chamar de surto.
Até o momento seis (6) casos foram confirmados, entre trabalhadores e internos. No local são vinte e um trabalhadores ao todo, incluindo equipe técnica, educadores e terceirizados. Atualmente apenas três crianças estão alojadas no Abrigo. Os diretores do SIMA acompanham de perto a situação que reafirma a necessidade de seguir e respeitar os protocolos de segurança sanitária durante o período em que vivemos. O número de infectados pode sofrer alteração nos próximos dias de acordo com a divulgação dos resultados dos testes. Alguns trabalhadores, inclusive, pagaram testes em clínicas e farmácias privadas, dada a demora na realização dos testes pelo poder público municipal.
No momento, os trabalhadores com casos de Covid-19 confirmados já estão afastados e os internos do Abrigo realizam isolamento em quartos separados. O SIMA questionou sobre a realização de higienização do local, mas não obteve informações. Segundo os trabalhadores do Abrigo ainda não está agendada a desinfectação, como recomendam os protocolos de combate ao Covid-19.