A apresentação de uma denúncia, documentada em fotografias e vídeos, registrando as más condições da UBS Santa Clara, localizada no Passo do Feijó, em Alvorada, mostrava o vazamento de esgoto, que causou transtornos aos servidores e usuários. Ao ter acesso aos registros, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) levou a questão ao conhecimento público, para mostrar como o ambiente precário nas instituições públicas podem prejudicar o trabalho dos servidores, como também o atendimento à população da cidade.

Conforme relatos, a estrutura do prédio está prejudicada, carecendo de reforma urgente, devido ao abandono por parte da prefeitura. Porém, no dia do vazamento ao invés de interditar o local via Vigilância Sanitária, a prefeitura enviou um caminhão hidrojato, que ao fazer o jateamento da fossa de esgoto, resultou em um refluxo para o interior da UBS.

Foto tirada em 27/09/2021.

REPERCUSSÃO PÚBLICA

O impacto da denúncia feita pelo SIMA mobilizou a opinião pública, causando revolta pelo fato de uma Unidade Básica de Saúde estar sujeita à tanta precariedade, sem que a prefeitura providenciasse uma solução definitiva para a questão.

A ex-prefeita de Alvorada, Stela Farias, divulgou em sua página no Facebook a conquista de um montante de R$ 250 mil que poderão viabilizar a reforma da UBS Santa Clara, fechada por absoluta falta de condições de funcionamento. O recurso foi anunciado via emenda parlamentar do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS).

A verba permitirá que sejam feitas obras de infraestrutura que podem ser realizadas ainda em 2021 e expõe a falta de compromisso da administração pública, que tem a obrigação de manter as instalações em perfeitas condições de uso.

Foto tirada em 29/09/2021.

SIMA CUMPRE PAPEL CIDADÃO

Para Rodinei Rosseto, presidente do SIMA, o sindicato cumpriu o dever de fazer a defesa dos Servidores e também do interesse imediato da população, de quem a prefeitura recolhe impostos para devolver a arrecadação desses recursos em serviços públicos de qualidade.

Após a denúncia do SIMA que registra o descaso com a UBS Santa Clara, a prefeitura resolveu maquiar o estado lamentável que se encontrava o local, pintando o teto mofado da unidade de saúde. No dia seguinte à apresentação da denúncia, a UBS Santa Clara recebeu a visita da secretária municipal de Saúde, assim como da ex-prefeita Stela Farias, na companhia dos vereadores Leandro Tur e Giovana. 

A repercussão da matéria veiculada pelos meios de informação do Sindicato, mostra a força desse instrumento de luta dos municipários. O tempo irá mostrar os reais interesses desses políticos, se por oportunismo ou se por vontade sincera, se movimentaram para supostamente resolver os problemas da população alvoradense.

Quando você presenciar situações que registram o descaso do poder público com os cidadãos de Alvorada, ou a degradação das condições de trabalho dos Servidores, entre em contato com o SIMA, por meio do WhatsApp 51 34424568 ou pelo e-mail comunicacao@sima-alvorada.com.br . Sua identidade será preservada.