Um grupo expressivo de profissionais da Educação foi até o prédio da Secretaria Municipal da Educação (SMED) para reforçar o direito ao repasse dos recursos do Fundeb para remunerar os profissionais da Educação, como manda a lei. Lamentavelmente, a Secretária da Educação, Neuza Machado Teixeira, foi logo avisando que o repasse reivindicado em forma de abono era assunto para o prefeito Appolo, que tem o poder de decidir. O jornalista do SIMA foi impedido de fazer imagens do encontro, como se a questão fosse privada e não de interesse público.
Mesmo notando o jogo de empurra-empurra do governo, dirigentes do SIMA e Servidores seguiram para a prefeitura para cobrar do prefeito o direito constitucional dos profissionais da Educação. As pessoas se concentraram no salão nobre da prefeitura e aguardaram a chegada do prefeito com uma resposta positiva para o caso.
PREFEITO FAZ TEATRO E É VAIADO
Appolo chegou e disse à plateia ansiosa que começava a trabalhar cedo e que sempre estava disponível para conversar. Antes, distribuiu bombons para os presentes, mas nada disse sobre o repasse dos recursos do Fundeb. Questionado pelas mulheres para que utilizasse o microfone, pois mal dava para ouvir o que ele dizia, tratou de sair rapidamente, deixando os profissionais da Educação sem resposta.
Pior: para reprimir os presentes, que estavam decepcionados com tanto descaso, um dos guardas lançou spray de pimenta sobre as mulheres e as crianças que estavam com elas, cumprindo a absurda decisão do governo de dispersar a concentração e ameaçando a integridade física das pessoas. Na hora do acontecimento, os diretores do SIMA cobraram um posicionamento do governo, que lavou as mãos diante do fato.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA O caso foi parar na polícia civil, pois muitas mulheres apresentaram queixa contra mais um gesto truculento do Governo Appolo. O SIMA cobrará na Justiça o direito dos profissionais da Educação e seguirá denunciando a arrogância de quem ainda pensa que é delegado de polícia e acha que pode resolver tudo na base da força, inclusive as questões democráticas.