A Escola de Gestão SIMA oferece o Curso Transparência, fiscalização e controle social dos recursos públicos – curso introdutório.
Em parceria com o IFRS Campus Alvorada o Curso Transparência, fiscalização e controle social dos recursos públicos – curso introdutório será de forma presencial na Escola de Gestão localizada na Rua Wenceslau Fontoura, 105 – Nova Americana – Alvorada/RS.
O curso acontecerá às quartas-feiras, de 31/08/2022 à 05/10/2022, das 18:30 às 22:30. O curso tem carga horária total de 20 horas. Ao final, os participantes irão receber certificação.
O curso é voltado aos conselheiros e futuros conselheiros de acompanhamento de controle social, uma vez que as dificuldades por eles encontradas trazem a necessidade de instrumentalizar e, trabalhando a compreensão da importância e de como se dá este papel social do conselho como representação civil, mostrar a atuação dos conselhos como parte fundamental de uma correta aplicação dos recursos públicos.
. PROGRAMAÇÃO .
31/08 (Quarta-feira) – Controle social sobre as contas públicas
Palestrante
Amauri Perusso – Auditor do TCE/RS, Presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil – FENASTC, Vice-Presidente da CONACATE – Confederação Nacional das Carreiras (e atividades) Típicas de Estado e Membro da Coordenação Nacional (da ONG) Auditoria Cidadã da Dívida.
14/09 (Quarta-feira) – Controle social na saúde
Palestrante:
Jaime Braz Bianchin Ziegler – Formado em Administração (UNIDERP), Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (UFRN), Assessor Técnico e Conselheiro no Conselho Municipal de Saúde de Gravataí, Coordenador da Comissão de Ações em Saúde, Orçamento e Finanças. Conselheiro Estadual de Saúde e Coordenador da COFIN-CES-RS (Comissão Intersetorial de Orçamento e Finanças). Fundador da Associação dos Agentes de Combate a Endemias de Gravataí. Diretor Metropolitano da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
21/08 (Quarta-feira) – Controle social na educação
Palestrante:
Nalu Farenzena – doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983). Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS. Vice- Presidenta da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) e foi Presidenta desta entidade no período agosto 2019-dezembro 2021. Atua na área da Educação, principalmente com estudos sobre: políticas públicas de educação básica, políticas de financiamento da educação, análise e avaliação de políticas educacionais; legislação da educação; administração da educação e gestão da educação.
28/09 (Quarta-feira)- Controle social e conselhos escolares
Palestrantes:
Isabel Letícia de Medeiros – Doutorado em Educação -Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Sentidos da democracia na escola: um estudo de concepções e vivências. Mestrado em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Gestão democrática na rede municipal de educação de Porto Alegre de 1989 a 2000 – a tensão entre reforma e mudança. Graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Educação, na Linha de Política e Gestão da Educação, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (PPGEDU), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da rede municipal de ensino de Porto Alegre desde 1989. Atua como professora de ensino superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional, Gestão Democrática na e da Educação, Currículo, Avaliação e Inclusão.
Regina Maria Duarte Scherer: Professora aposentada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Graduada em Educação Física possui Mestrado e Doutorado pela FACED/UFRGS na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Foi conselheira municipal de educação no período de 2001-2013 e presidenta do CME/PoA na gestão 2011-2012. Foi conselheira do FUNDEF e do FUNDEB. Integrou o grupo de professores que organizou a proposta pedagógica Organização do Tempos por Ciclos de Formação da EMEF Vila Monte Cristo, tendo atuado na direção desta escola de 1995-1998. Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa “História da Escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados” integrando atualmente o projeto “Exclusão escolar na história brasileira: persistências e resistências (1920 – 2020). Participa desde 2020 da Pesquisa “Contratempos no percurso: análise e compreensão das taxas de reprovação nos anos finais do Ensino Fundamental (Ivoti/RS)”. Desde março de 2021 integra o Projeto de Pesquisa “Programa Dinheiro Direto na Escola: Estudos do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE-Sul)”. Iniciou 2021 o Projeto de Pós Doutorado junto a Faculdade de Educação da UFRGS.
05/10 (Quarta-feira) – Controle social na assistência social
Palestrante:
Leila Thomassim – Mestrado em Política Social e Serviço Social – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: A Operacionalização e Efetivação do BPC no âmbito da Seguridade Social. Especialização em Direitos Sociais e Competências Profissionais- UnB. Graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (1986). Assistente Social aposentada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC). Conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Coordenação da Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e da Seguridade Social e do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS.
FAÇA SUA INCRIÇÃO
As inscrições devem ser realizadas no período de 11/08/2021 a 29/08/2021 através do link https://forms.gle/REKYXxtiAnuCUqC87