Rodinei Rosseto, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA), foi eleito para compor a diretoria executiva da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), no 25º Congresso Nacional da entidade, realizado em formato virtual, no dia 30 de novembro de 2022. Rosseto passa a ocupar a mesma diretoria que desempenha na Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Rio Grande Sul (Fesismers). Em julho de 2022, o SIMA inaugurou a Escola de Gestão, montada a partir de parceria com Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e do movimento social de Alvorada.

O 25º Congresso Nacional da CSPB foi ilustrado por palestras de lideranças sindicais internacionais, como Jocélio Drummond (coordenador das Américas para a ISP) e Júlio Fuentes, presidente da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores do Estado (CLATE), além do coordenador da Equipe de Transição para a área do trabalho, Clemente Ganz Lúcio.

Renovar a diretoria e modernizar a estrutura de cargos foram os propósitos que nortearam a montagem da diretoria, em que a capacidade de intervenção e de resolução são atributos para enfrentar os principais problemas que afligem o setor público e as categorias que nele atuam.

“Uma autêntica seleção de grandes nomes que vai contribuir para a superação dos desafios do presente e do futuro”.

“LUTAR SEMPRE”
A nova diretoria, liderada pelo atual presidente, João Domingos Gomes dos Santos, integrou a chapa “Lutar Sempre”, eleita com a totalidade dos 236 votos apurados para cumprir mandato entre 2023 e 2027.

Ao referir-se à diretoria eleita, o presidente reeleito da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, classificou o grupo como “Uma autêntica seleção de grandes nomes que vai contribuir para a superação dos desafios do presente e do futuro. Nossa entidade, que atua em diversas frentes luta, está mais madura, moderna e preparada para buscar novas e relevantes conquistas as categorias representadas”.

Representatividade e disposição de luta para defender os servidores públicos municipais

REPRESENTATIVIDADE DA FESISMERS

A expressão da Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Rio Grande do Sul (Fesismers) foi afirmada na presença de dirigentes gaúchos na nova diretoria da CSPB.

Luís Claudiomiro de Quadros, o conhecido Chicão, que preside o Sindicato dos Servidores Municipais de Carazinho e a Fesismers, assume a Diretoria de Assuntos do Mercosul. Ele substituiu Clério Arlindo Covari na presidência da Federação.

Clério Arlindo Covari, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ajuricaba (SINDJUR), ocupará a Vice-presidência da Região Sul da Confederação. Covari é ex-presidente e fundador do SINDJUR, criado em 1986, sendo terceiro sindicato de Servidores municipais criado no Rio Grande do Sul.

Para Rosseto, o cargo que ocupará na Confederação reconhece a combatividade dos Servidores de Alvorada e as boas práticas na luta social, que expressam a vontade de construir uma sociedade em que imperem a igualdade e a justiça social.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)