O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) reuniu a categoria para uma festa que selou um ano de lutas e conquistas relevantes. No ano em que a entidade sindical completou 33 anos de presença ativa no movimento social e na própria vida da cidade, a confraternização teve a marca do requinte, no cardápio, na impecável organização e no ambiente, em que era visível o bem-estar de servidores e de seus familiares. A noite do dia 9 de dezembro de 2022 será sempre lembrada pelas pessoas que compareceram na sede do SIMA, na Nova Americana. A diretoria recepcionou os homenageados em uma merecida festa, que também comemorava o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

Servidores e seus familiares desfrutaram de bons momentos na Festa-Baile do SIMA

A “Segunda Casa” da categoria estava repleta de pessoas e de felicidade, pois, SIMA e servidores mantiveram a união com que enfrentaram momentos difíceis, como a pandemia do novo coronavírus e o negacionismo de um dos piores governos da história brasileira.

Ao manifestar a alegria dos diretores do SIMA com o sucesso do evento, o presidente Rodinei Rosseto declarou “a honra de estar à frente de uma categoria que afirma o compromisso com a população alvoradense, com dedicação permanente.

Pressionado pela ingresso do SIMA na Justiça, o governo municipal decidiu pagar o piso do magistério

UM ANO SEM IGUAL

O ano de 2022 foi marcado pela intensa defesa dos direitos dos servidores alvoradenses, sempre ameaçados pelos gestores da administração pública.

No dia 1º de abril, os professores deram promoveram uma paralisação ordeira para cobrar o piso do Magistério, que o Governo Appolo só admitiu pagar em novembro, depois que o SIMA entrou na Justiça para exigir o cumprimento do direito, garantido pela Lei Federal n° 11.738, de 2008.

Foi depois que o SIMA ajuizou ação coletiva representando os trabalhadores da Saúde e da Segurança Pública, o governo municipal começou a fazer o pagamento das Gratificação por Tempo de Serviço (GTS). O SIMA também integrou aos quadros da administração pública Agentes Comunitários de Saúde aprovados em concurso, mas que não eram chamados pelo governo.

Deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS) prestigiou a confraternização dos Servidores de Alvorada

ESCOLA DE GESTÃO – Em julho, o SIMA criou a Escola de Gestão, um polo de formação profissional, democrática e cidadã, voltada para os servidores públicos e também para a comunidade. Os cursos, em parceria com o Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), mobilizam servidores e cidadãos de Alvorada.

Dionilso Marcon, reeleito deputado federal no pleito de outubro, foi pessoalmente abraçar o presidente Rodinei Rosseto e os diretores do SIMA. Ele estava presente na inauguração da Escola de Gestão, em 12 de julho passado, com aula inaugural de Olívio Dutra – ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul -, e da educadora social Fernanda Paulo.

Uma variedade na guarnição que acompanhou as carnes, no farto Buffet da Festa-Baile

CARDÁPIO DE PRIMEIRA

Se é verdade que a comida é uma fonte de prazer e de identidade cultural, a diretoria do SIMA caprichou no cardápio: galeto, costela de boi e salsichão, acompanhados por uma guarnição de inúmeros pratos, que em nada deveram às melhores cantinas.

Rosseto assumiu a posição de Chefe de Cozinha e coordenou a produção das delícias que saiam da cozinha para a ampla mesa do buffet. Assim como enfrenta as pressões do cotidiano, o SIMA novamente demonstrou o nível de organização que faz dele a principal entidade do movimento social de Alvorada.

Em mais um evento memorável, a confraternização entre os colegas de trabalho reafirma a disposição de manter e ampliar direitos. Em 9 de novembro, o SIMA entregou ao Secretário Municipal de Gabinete e Relações Comunitárias, Paulo Ramos, a pauta de reivindicações da categoria, abrindo a campanha salarial 2023.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)