Como atividade de encerramento do ano, a Escola de Gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) promoverá o curso “Sindicalismo no Brasil”, que será ministrado pelo professor de História Rafael Freitas, que apresentará o contexto do surgimento da luta sindical, durante a chamada República Velha, também conhecida como Primeira República, no período compreendido entre 1889 a 1930.
O sindicalismo brasileiro, cuja organização formal data do começo dos anos 1900, e atravessa períodos diversos da história brasileira, como a Era Vargas, o Golpe Civil Militar e o Neoliberalismo, a partir dos ano 1990.
O curso, voltado para os dirigentes sindicais, terá três horas de duração e será dividido em dois módulos, fará a utilização de cartilhas, vídeos, slides e uma oficina de avaliação, sendo certificado pela entidade sindical. A aula acontecerá no dia 17/12 (sábado), na sede da Escola de Gestão (Av. Wenceslau Fontoura, 105 | Nova Americana | Alvorada/RS.
Atualmente, Rafael Freitas é professor de História na rede de ensino Mauá, atua na área de segurança e começou a construir laços com o SIMA quando trabalhou na entidade. O professor visualiza uma parceria permanente com a Escola de Gestão do SIMA.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)