O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA), Rodinei Rosseto foi eleito Secretário Adjunto da União Geral dos Trabalhadores (UGT) no 5º Congresso Nacional da entidade, realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 8 e 9 de maio. O sindicalista, que já havia sido eleito Secretário de Formação da UGT-RS, assume mais esse compromisso com a categoria. Ele também é Secretário de Formação da Federação dos Sindicato de Servidores Municipais do RS e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil.

Rosseto entre Norton Jubelli (E), presidente da UGT-RS, e Miguel Salaberry Filho, Secretário Nacional de Relações Institucionais da UGT

A União Geral dos Trabalhadores é uma organização sindical formada a partir da unificação das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS), Central Autônoma de Trabalhadores (CAT) e de um amplo grupo de sindicatos independentes. O Congresso de fundação, realizado nos dias 19, 20 e 21/07/07 na cidade de São Paulo, reuniu mais de 3.400 delegados, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 4 milhões de trabalhadores.

ATRIBUIÇÕES – Servidor público há mais de 20 anos, Rosseto terá as atribuições de planejar, executar e avaliar as atividades estruturais de Formação Sindical, com cursos, seminários e encontros, assim como coordenar a elaboração de cartilhas, documentos e outras publicações relacionadas às áreas de atuação.
Também cabe ao cargo o papel de promover o intercâmbio de informações e a solidariedade com as organizações sindicais representativas dos trabalhadores em nível estadual, nacional e internacional.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)