Representantes da Confederação dos Ser vidores Públicos do Brasil (CSPB), da Federação de Sindicatos de Servidores Municipais do Rio Grande do Sul (Fesismers) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) participaram da abertura do Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio, nas dependências do Master Hotel Gramado (Rua Carlos Lengler Filho, 103 | Bairro Planalto | Gramado/RS), que tem público estimado em até 700 participantes.

Ao longo de duas décadas o Seminário, promovido pela Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP), presidida por Alberi Zanatta, vem marcando seu espaço na vanguarda das decisões legais e operacionais dos Regimes Próprios de Previdência Social. Em sua 21ª edição, o encontro é reconhecido como o mais importante fórum de debates previdenciários do extremo sul do Brasil.

Dentre os presentes, destaque para João Domingos, presidente da CSPB; Luis Claudiomiro de Quadros – o conhecido Chicão -, presidente da Fesismers, e Rodinei Rosseto, presidente do SIMA e diretor de Formação da CSPB e da Fesismers. No evento, Rosseto esteve acompanhado por Valdemir Moretti Machado e José Júnior, respectivamente vice-presidente e tesoureiro do SIMA. Na representação do SIMA, também compareceram Felipe Groos, do Conselho Administrativo, e Jovelina Alves da Luz, do Conselho Fiscal.

MINISTRO DA PREVIDÊNCIA – Como principal convidado, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, conversou com as lideranças sobre temas relacionados aos benefícios previdenciários dos servidores. Na oportunidade, os sindicalistas apontaram sugestões ao comandante da pasta ministerial sobre alternativas para equacionar os desafios fiscais das aposentadorias por invalidez pensão por morte no serviço público.

MARCO REGULATÓRIO – Entre as bandeiras da CSPB em questão, destaque para o Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Serviço Público, para o qual a entidade prepara o Seminário de Organização 2023, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, a partir das 8h. O evento híbrido (presencial e on-line) contará com a participação de especialistas, ministros de Estado e a apresentação do texto base do Marco Regulatório, que irá oferecer aos participantes valiosas orientações para assegurar a legalidade e a viabilidade política do projeto.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)