O presidente Luis Claudiomiro de Quadros – o conhecido Chicão -, recepcionou dirigentes dos servidores gaúchos presentes no primeiro dia da Assembleia Geral Ordinária da Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Rio Grande do Sul (Fesismers), realizada em 30/5, no auditório da FECOSUL, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre.

Na programação, palestra do Professor Eloenes Lima e Silva, Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que expôs histórico do sindicalismo no Brasil. Projetando slides, o catedrático mostrou como foi o surgimento e a evolução da organização sindical e os períodos históricos que influenciaram essa trajetória, como os governos do ex-presidente Getúlio Vargas.
O professor relatou os passos do sindicalismo brasileiro até a atualidade, hoje marcada pela existência de atividades sem regulamentação e precariedade nas condições de trabalho, como os serviços de aplicativos.

Antes dele, Rodinei Rosseto, Diretor de Formação da Fesismers e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), destacou o papel da formação sindical num cenário de abertura democrática, criado a partir da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República.

TERCEIRIZAÇÃO

“Os Riscos da Terceirização no Serviço Público para o Equilíbrio Atuarial dos RPPS” foi o tema abordado por Leonardo Schmidt Machado, Diretor de Formação Previdenciária da Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP).

Como esperado, o tema motivou os dirigentes a intervir sobre o futuro dos Regimes Próprios de Previdência Social.

DIREITO DE GREVE

As atividades de 31/5 começam às 9h, com palestra do Advogado Rodrigo Zimmermann sobre “Direito de Greve e Regramento Jurídico no Movimento Sindical”.

Zimmermann é sócio do Escritório GLZ, que assessora o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA), presidido por Rodinei Rosseto, Diretor de Formação da Fesismers e da CSPB.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)