Fundada em 12 de julho de 2022, quando o SIMA completou 33 anos de fundação, a Escola de Gestão foi criada para ser um centro permanente de formação e capacitação para o chamado Mundo do Trabalho e pela organização social de grupos vulneráveis, como os trabalhadores que atuam na informalidade. A possibilidade de contar com um espaço dedicado à preparação profissional e cidadã para Servidores, movimento social e comunidade, tem movido a diretoria do SIMA a promover cursos e palestras de grande valor cultural e social, por consequência.
Agora, a diretoria da entidade dá continuidade à elaboração do Estatuto da Escola de Gestão. Em mais um passo nessa direção, Rodinei Rosseto, presidente SIMA e Vice-Diretor Administrativo da Escola, reuniu-se, em 19/6, nas dependências da nova instituição educacional da cidade com Jacqueline Esteves, Segunda Tesoureira do SIMA e Diretora Administrativa da Escola de Gestão; Valdemir Moretti, Vice-Presidente do SIMA e Diretor Pedagógico da Escola de Gestão; Adriana Martins, Coordenadora de Extensão do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Vera Costa, presidente da União de Associações dos Moradores de Alvorada (UAMA), e José Caetano, Coordenador do Instituto Cresça com Segurança, entidades parceiras da Escola.
A Escola de Gestão Popular ocupa o espaço livre de 10m x 12m (além dos banheiros e sacada), instalado no segundo piso da sede administrativa do SIMA, localizada na Av. Wenceslau Fontoura, 105, no Bairro Nova Americana.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)