No último dia 20/07, o sindicato esteve realizando um protesto contra o descaso com a educação Municipal promovido pelo Governo do prefeito Serginho (PT).
Durante todo o dia os sindicalistas estiveram mobilizados em frente a EMEF Dom Pedro II, onde também convocaram os professores para a Assembleia de Greve do dia 10/08.
Os professores também deixaram suas manifestações e denúncias em relação ao problemas vividos nas escolas no “Muro da Vergonha”.
No primeiro quadrimestre de 2016, Alvorada investiu apenas 11,51% da Receita em educação, ou seja, menos de metade do índice mínimo exigido pela Constituição Federal, que é de 25%. Este baixo investimento reflete as condições precárias das escolas municipais, a falta de merenda escolar, a falta de materiais, a falta de funcionários.
Em relação aos recursos do FUNDEB, o Governo Municipal tem aplicado menos de 60% em relação a folha de pagamento dos professores, isto é, descumprindo a Constituição Federal. Outros municípios da Região metropolitana investem mais que o mínimo exigido: Viamão (62,39%); Gravataí (68,64%); Santo Antônio da Patrulha (69,25%); Canoas (73,94%); Sapucaia do Sul (76,32%); enquanto que Alvorada investiu apenas (52,41%) no primeiro quadrimestre de 2016. Com este índice, o Prefeito Serginho (PT) está tirando cerca de R$ 2.000.000,00 (dois Milhões de Reais) do bolso dos professores de Alvorada. Estes dados podem ser consultados no Site do Tribunal de Contas do Estado – TCE/RS.