As condições insalubres nos abrigos municipais, denunciadas pelo SIMA diversas vezes, começaram a ser solucionadas. Durante a semana do dia três (3) a sete (7) de maio trabalhos na parte elétrica dos abrigos foram realizados. A fiação exposta representava era um grande risco, pois poderia dar início a um incêndio, por exemplo. A situação precárias das estruturas dos abrigos que havia sido apresentada pela primeira vez ainda em 2020.
Em nova visita ao local no final do mês de abril, os Diretores do SIMA constataram que os problemas nos abrigos ainda existiam. O caso já foi motivo de denúncia ao Ministério Público. E também virou assunto no noticiário local, em edição do Jornal A Semana. O início das reformas é urgente e vai ser uma melhora na qualidade do acolhimento aos usuários e para as tarefas dos trabalhadores de ambas as instituições.
O SIMA segue em contato permanente com os servidores, com os gestores públicos e com a CIPA para que condições de trabalho básicas sejam garantidas. Para isto, é fundamental a participação e a denúncia de qualquer negligência ou falha das normas de segurança do trabalho e da prestação dos serviços públicos. É papel nosso e de toda a comunidade fiscalizar os serviços e os gestores públicos. Uma nova visita do SIMA deverá ser realizada para acompanhar as reformas.