Corona vírus muda rotina das cidades

Classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Pandemia Global, o surto do novo corona vírus tem provocado clima de tensão e instabilidade ao redor do mundo. Estima-se que até o momento mais de 325 mil pessoas tenham sido infectadas e mais de 16 mil pessoas tenham morrido. No Brasil, até o momento foram confirmados 1.960 casos e 34 mortes, a maior parte no estado de São Paulo, com trinta mortes. As estatísticas são atualizadas diariamente desde o dia 26 de fevereiro, dia da confirmação do primeiro caso. Em todo país as cidades vivem clima de quarentena, uma vez que, evitar o contato físico e a aglomeração de pessoas é a melhor forma de evitar o contágio.

Liminar determina medidas de proteção aos servidores

A Alvorada já registra dois casos de contaminação confirmados e conta com estrutura hospitalar precária, a explosão do surto causaria uma crise sem precedentes na cidade. Preocupado com a situação dos trabalhadores do município o SIMA tem realizado diversos esforços para garantir que a Prefeitura tome as medidas necessárias para proteger a saúde dos servidores e da população e evitar uma maior disseminação do vírus no município.

Rodinei Rosseto e Valdemir Machado, Presidente e Secretário Geral do SIMA pediram esclarecimentos ao Ministério Público sobre Decreto 26/2020.

Em ação judicial o Sindicato questionou as medidas apresentadas pela Prefeitura de Alvorada no Decreto municipal 26/2020 que estabeleceu normativas para o enfrentamento da crise causada pela novo corona vírus. A decisão em caráter liminar determinou o afastamento dos profissionais que compõem o grupo de risco e a garantia de equipamento de proteção individual aos demais trabalhadores. O SIMA foi representado pela sua assessoria jurídica, o escritório Giroto, Lemes e Zimmermann.

As críticas à forma como o município tratou o assunto e as medidas mais abrangentes apresentadas por outras cidades da região metropolitana contribuíram para mudanças no Decreto Municipal 26/2020 e para a publicação do Decreto Municipal 29/2020 que estabeleceu estado de calamidade pública em Alvorada, no dia 20 de março.

SIMA suspende atividades

Diante das medidas de controle de contaminação o SIMA também alterou seu funcionamento, suspendeu o atendimento ao público e o atendimento jurídico e liberou seus colaboradores para que fiquem em casa. Associados e servidores que necessitem entrar em contato com o sindicato devem utilizar os meios de comunicação eletrônicos. As atividades estão suspensas até o dia 5 de abril, a data poderá ser prorrogada conforme o avanço da doença.

Mudanças no atendimento de saúde

Os serviços de saúde que possuem convênio com o SIMA e o município também sofreram alterações no atendimento em virtude do novo corona vírus. Para facilitar o diagnóstico, o IPE-Saúde começou a realizar testes de detecção do corona vírus em pacientes mediante indicação médica. As unidades de atendimento do Porto Alegre Clínicas suspenderam consultas eletivas e estão atendendo prioritariamente pacientes que possuam sintomas gripais.

A Secretaria de Saúde de Alvorada reforça o pedido para que procurem atendimento médico apenas pessoas que apresentem sintomas da doença (tosse, febre, falta de ar, por exemplo) e que tenha realizado viagem ao exterior ou tenham tido contato com pessoas com suspeitas de contaminação.

O telefone da Prefeitura para informações e dúvida sobre o Corona vírus é o (51) 3199-9330.