Em Alvorada, o 8º Dia do Quadrinho Nacional é comemorado pelo Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (CAQ) desde 2015, sob a coordenaçao dos professores Denilson Reis e Paulo Kobielski. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) cedeu o espaço das instalações da Escola de Gestão, em que há um auditório com capacidade para acomodar 100 pessoas sentadas. O vice-presidente da entidade, Valdemir Moretti Machado (foto), deu as boas vindas aos presentes em nome da diretoria presidida por Rodinei Rosseto.

O evento foi realizado na noite de 30 de janeiro, Dia do Quadrinho Nacional, e teve início com a exibição de dois vídeos em formato powerpoint, montado por Anderson Ferreira, também integrante do CAQ, sobre os quadrinhos. O primeiro, referente às publicações brasileiras em 2022, fez um apanhado geral da atividade no Brasil. A segunda apresentação mostrava os principais artistas, quadrinhistas, gráficos e cartunistas do Rio Grande do Sul.

Após as projeções dos vídeos, a professora Claúdia Dalpiaz, coordenadora da Biblioteca Pública de Alvorada, e o quadrinhista Pablito Aguiar explicaram o conteúdo do projeto de quadrinhos em formato de gibi, que conta a história dos 50 anos de vida daquele local em que livros, documentos e demais publicações são disponibilizados para o público em geral.

A professora Cláudia Dalpiaz, coordenadora da Biblioteca Pública, o quadrinhista Pablito Aguiar e o gibi

QUATRO DÉCADAS DE ARTE

O cenário seguinte teve como destaque a presença do homenageado do ano, Silvio Ribeiro, que possui uma trajetória de quatro décadas nos quadrinhos gaúchos. Roteirista, desenhista e artista gráfico, ele recebeu o troféu alusivo ao Dia do Quadrinho Nacional, uma homenagem feita ao conjunto da obra de artistas relevantes para a memória dos quadrinhos.

O valor do prêmio foi destacado por Silvio Ribeiro por reconhecer a importância dos artistas que produzem HQs, uma arte que ainda é pouco valorizada no país, como ocorre com a própria cultura. O evento foi encerrado com a sessão de autógrafos de Pablito Aguiar para o gibi feito especialmente para celebrar o cinquentenário da Biblioteca Pública de Alvorada.

Momento em os organizadores entregam o troféu de homenageado do ano para o artista Silvio Ribeiro

O DIA DO QUADRINHO NACIONAL

Celebração criada em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), o Dia do Quadrinho Nacional – 30 de janeiro – foi escolhido pois, nesta data, em 1869, Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense, (1868-1875), aquela que é tida como a primeira história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte. Desde então, a entidade organiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos.

No mesmo ano, em 14 de março, em comemoração aos 50 anos do lançado do Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, foi instituído pela Academia Brasileira de Letras e pela Associação Brasileira de Imprensa, que essa data seria o “Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos”.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)