Desde os primeiros passos, a Escola de Gestão do SIMA contou com a participação de entidades sociais que ajudaram a nortear os rumos da recém-criada instituição educacional. A inauguração da Escola, liderada por Rodinei Rosseto, presidente do SIMA, aconteceu no dia 12 de julho de 2022, data em que o sindicato completava 33 anos de fundação. A cerimônia mobilizou lideranças sociais e políticas de Alvorada e do Brasil, tendo Olívio Dutra e a educadora Fernanda Paulo como mestres da aula inaugural.

Como parceiros, a União das Associações de Moradores de Alvorada (UAMA), e a Organização Não-Governamental (ONG) Umbúntu, que tem sede e atua no bairro Umbu, um dos mais carentes da cidade. Também o Instituto Cresça com Segurança e o corpo de professores da Escola Júlio Cezar, promotor do evento “Mesa de Conversa sobre Novos Olhares e Novas Práticas em Educação”, realizado no auditório da Escola de Gestão do SIMA, em 27/4.

IFRS, O FIEL APOIADOR

Destacado entre os parceiros da Escola, o Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na certificação dos cursos ministrados na instituição. Fábio Marçal, diretor-geral pelo apoio recebido pela instituição. Marçal foi reeleito para a gestão 2020-2024 assumindo o compromisso de apoiar a diversidade, as políticas afirmativas, os direitos humanos e a consolidação de uma cultura de paz.

Através de Adriana Martins, Coordenadora de Extensão do Campus Alvorada do IFRS), acompanha o processo de elaboração do Estatuto da Escola de Gestão.

COMPUTADORES – Indo além do apoio pedagógico, Campus Alvorada do IFRS protagonizou outro momento que demonstra, na prática, o reconhecimento aos propósitos do projeto educacional. Criado para ser um centro de formação profissional e cidadã para os alvoradenses, a Escola foi premiada com a cedência de computadores, um instrumento vital para os procedimentos da atualidade. Diretores e parceiros da escola ficam agradecidos pelo amparo recebido do Instituto Federal gaúcho.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)