Acompanhando o movimento nacional dos professores da rede municipal de ensino, o deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS) esteve na sede do Sindicato dos Municipários de Alvorada (SIMA), em 15/03, para manifestar o apoio de seu mandato à luta em defesa do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O parlamentar foi recebido por Rodinei Rosseto, presidente do SIMA, que já havia colhido os apoios do vereador Cristiano Schumacher, presidente da Câmara Municipal, e de Stella Farias, deputada estadual e ex-prefeita de Alvorada.

Para Marcon, o pagamento do piso é obrigação dos gestores, que devem cumprir a lei que rege a conquista. O parlamentar gaúcho considera o piso como “necessário e urgente”.
Principal mecanismo de valorização das professoras e professores que lecionam nas escolas públicas, o piso é um fator decisivo na valorização dos educadores. Na opinião do presidente do SIMA, “não é possível alcançar a qualidade pretendida para a educação sem valorizar o magistério e os demais trabalhadores em Educação”.

Alvorada é um município que integra a região metropolitana de Porto Alegre, cuja população em 2021 era estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 212.352 pessoas, das quais cerca de 1,6 mil são professores. O censo realizado em 2010 apurou a presença de. 195.673 habitantes na localidade.

DEPUTADO DE ORIGEM POPULAR

Dionilso Mateus Marcon, mais conhecido como Marcon, é um agricultor e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores. Atualmente exerce seu terceiro mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

Entre as atividades sindicais desenvolvidas por Marcon, destaque para a atuação no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Ronda Alta; na Pastoral da Juventude; na direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e na presidência da Cooperativa Central dos Assentados do Rio Grande do Sul (Coceargs).

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)