O Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada – SIMA vem a público manifestar total repúdio ao discurso do Ministro da Economia, Paulo Guedes, que mais uma vez tenta desqualificar todos servidores públicos perante a sociedade brasileira. Em seu discurso durante um evento na Fundação Getúlio Vargas, na sexta-feira (7), Guedes comparou os servidores públicos a “parasitas”.

Desde que assumiu o Ministério, a política apresentada por Guedes tem sido de desmonte do Estado brasileiro e do bem estar social. Para isso, propõe congelamento e redução de salários, fim de concursos públicos, venda do patrimônio e das riquezas do país. Serviços públicos como saúde e educação são historicamente precarizados pelo governo e estão no alvo da privatização de Guedes e Bolsonaro. Eles querem esgotar a possibilidade de serviços públicos voltados para os trabalhadores e a população mais pobre, reduzindo em até 50% os repasses para áreas da Assistência Social (CRAS), diminuindo quando não extinguindo postos do INSS, etc…

A verdade é que o servidor público não é o parasita, é a garantia da população de acesso na política pública para diversos problemas sociais enfrentados dia a dia. Para que as instituições públicas funcionem é preciso valorizar o servidor público. A vida de milhões de pessoas é afetada por serviços públicos seja pela escola que não funciona, seja pelo hospital com enormes filas de atendimento, seja pela insegurança nas ruas.

Professores(as), Médicos(as), Assistentes Sociais(as), Administrativos(as), Operários(as), Guardas são alguns exemplos de funcionários públicos que atuam para ajudar a sociedade. São os verdadeiros promotores das Políticas Públicas devido não medirem esforços para minimizar o desinvestimento, desvalorização, precarização, assédios, não pagamento de salário, ingerências, suportando desmandos para garantir aos usuários o mínimo de atendimento, pois muitas vezes pela legislação de normas técnicas vigente, muitos postos deveriam estar fechados devido condições insalubres.

Em um país com uma população empobrecida, com 13 milhões de desempregados e 41 milhões em subempregos se faz cada vez mais necessária a presença de serviços básicos que ofereçam acesso à saúde, à educação e à segurança.

A Direção do SIMA repudia veementemente as declarações do ministro Paulo Guedes, exige respeito e retratação imediata a todos os servidores(as) públicos(as) do país!