Christian Castro é professor de História e um dos organizadores do evento “Mesa de Conversa sobre Novos Olhares e Novas Práticas em Educação”, realizado no auditório da Escola de Gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA), em 27/4, e que mobilizou alunos da Escola Estadual de Educação Básica Júlio César Ribeiro de Souza, localizada no bairro Bela Vista, que está localizado na divisa entre este município e Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Estudam nessa escola mais de dois mil alunos, em três turnos, no único Curso Normal da cidade, um curso técnico de preparação de professores.

A proposta surgiu da necessidade percebida pelo corpo de professores da Escola Júlio Cezar de que os estudantes do Curso Normal têm outras perspectivas de ensino, de relação, de aprendizagem e de possibilidade para além dos modelos que recebem em sala de aula, partindo do princípio que ensina-se o que é vivido.

A ideia do evento é trazer pessoas que passaram por outras experiências, do ponto de vista acadêmico e profissional, para que possam inspirar esse alunos que escolheram ingressar no Magistério e assumir a profissão. A promoção da conversa visa mostrar para eles outras experiências, vivenciadas em outras escolas, com outras formas de ver e compreender a educação, não apenas como o ato de o professor explicar ou transferir conhecimentos em uma visão de horizontalidade. O aluno, que é tão importante como o professor, começa a visualizar a troca de posições.

PALESTRANTES ESPECIAIS

Foram convidados para a “Conversa” especialistas, como a professora Lorena Machado (foto), integrante da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que conclui tese de doutorado (pós-graduação stricto sensu) sobre Educação Transformadora. A educadora promoveu um levantamento entre escolas com propostas pedagógicas diferentes, tendo visitado Minas Gerais e Bahia, indo também em Viamão, outro município da região metropolitana da capital gaúcha, no Instituto Caminho do Meio (ICM).

Na palestra do professor Paulo Navossat, vice-presidente do Museu Júlio de Castilhos, responsável pela interação educativa que recebe estudantes e professores no museu para mostrar que aquele também é um espaço de ressignificação, ao atribuir um novo sentido à significação do passado, para entendermos que boa parte das relações que mantemos foram forjadas no passado.

ESPIRITUALIDADE E BRINCADEIRA

Também falaram as professoras Vanessa Francisca e Amanda Senna, que trabalham no Instituto Caminho do Meio (ICM), fundado em 2008, que consolidou as ações de transformação social do mestre budista Lama Padma Samten e de seus estudantes, praticantes do budismo tibetano. Vanessa Francisca é Coordenadora Pedagógica e responsável por fazer uma costura entre a escola e o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). A professora ocupa-se com Educação Emocional, abordando questões como emoção e espiritualidade, educação circular, música e dança como parte do processo de ensino.

Já a professora Amanda Senna é uma educadora brincante, que coloca a brincadeira em todos os níveis escolares, além dos primeiros anos de vida. Educadora premiada, a professora apresenta o projeto “Gente Grande Também Brinca“, que surge da necessidade de ampliar os espaços de arte e cultura ligados ao ato de brincar.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)