Em nome da diretoria presidida por Rodinei Rosseto, o vice-presidente do SIMA, Valdemir Moretti Machado, recepcionou Gilsomar Chaves, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Mostardas (SISPMM), município situado no litoral sul do estado gaúcho, na tarde de 27/1, na sede do sindicato alvoradense. Junto ao presidente, o servidor público Manoel Tadeu, ex-diretor do SISPMM e integrante do quadro social daquela entidade.
Os sindicalistas conversaram sobre a conjuntura política e econômica do país e a expectativa do movimento social com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi metalúrgico, presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo/SP e também ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, em 1980, e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1983.
Filiados à Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Rio Grande do Sul (Fesismers), SIMA E SISPMM acreditam que as distorções causadas pela chamada reforma trabalhista possam ser revistas e os trabalhadores recuperem direitos invalidados.
Para Valdemir Moretti Machado, a reforma trabalhista provocou redução dos níveis de renda e emprego, precarizou as relações de trabalho, trouxe insegurança jurídica e aumentou o número de demissões por acordos feitos fora dos sindicatos. Também incentivou o desrespeito às cláusulas sociais e dificultou o acesso à Justiça do Trabalho.
O SISPMM
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Mostardas (SISPMM) tem sua sede localizada na Rua Emancipação, 427, no Centro na cidade (CEP 96270-000). A entidade sindical atende pelo telefone (51) 3673-1485 e pode ser contatado pelo e-mail sispmmmostardas@gmail.com. Os servidores ainda podem conversar com o sindicato pelo facebook https://www.facebook.com/sindicatomostardas/
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)