A história do Agente Cultural no Brasil está ligada à luta pela valorização da cultura popular, principalmente em momentos da história em que surgiram movimentos e organizações sociais que buscavam valorizar as expressões culturais e artísticas dos diferentes grupos sociais. O agente cultural é um profissional que atua para a valorização, desenvolvimento e preservação da cultura de uma sociedade, por meio de suas ações e projetos.

Ele trabalha para promover, desenvolver e preservar essa cultura e podem atuar em diversas áreas, como artes cênicas, literatura, música, arte visual, patrimônio cultural e educação.

Algumas de suas atividades incluem organizar eventos culturais, criar programas educativos, ajudar na preservação de patrimônios culturais, incentivar a produção e difusão de conteúdo cultural, entre outras.

AÇÃO DO AGENTE CULTURAL

O trabalho do agente cultural procura promover, desenvolver e preservar a cultura de uma sociedade, através de diversas ações e projetos. Vejamos alguns exemplos:

Organizar eventos culturais, como festivais, exposições, espetáculos teatrais e musicais;

Criar programas educativos para promover a educação e a formação cultural

Participar na preservação e conservação de patrimônios culturais, como monumentos históricos e museus;

Incentivar a produção e difusão de conteúdo cultural, como livros, filmes, música e artes visuais;

Desenvolver projetos para promover a inclusão social e cultural, como projetos para jovens e comunidades carentes;

Fomentar a participação da sociedade em atividades culturais, como oficinas, cursos e debates;

Desenvolver políticas públicas para a cultura e artes;

Promover intercâmbio cultural com outros países e culturas.

O CURSO

O curso de Agente Cultural Popular, uma iniciativa do Comitê Popular Cultura e Luta, que conta com o apoio da Escola de Gestão do SIMA e a certificação pelo Instituto Federal dos Rio Grande do Sul (IFRS), totalizou 120 inscritos para este semestre e será ministrado no auditório da Escola de Gestão e no Salão de Eventos do SIMA. A aula inaugural, marcada para o dia 13/4, na sede do SIMA, será aberta à participação da comunidade.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)