O Diretoria do SIMA tem acompanhado com preocupação as atividades que vem ocorrendo nas secretarias onde já foram identificados pelo menos três focos de contágio. Informações que chegam até o Sindicato dão conta de que dois servidores da Secretária de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) foram infectados pelo novo coronavírus e segundo relatos não houve desinfecção do local de trabalho. Além deste, outro foco é a Secretaria de Saúde, com dez servidores infectados, sendo quatro na Secretaria e outros em postos de saúde do município.
O ápice da falta de cuidados pode ser constatado durante na última semana com o absurdo ocorrido na Escola Podalírio Inácio Barcelos, que precisou passar por desinfecção durante o final de semana.
A cidade de Alvorada começou a semana incluída na bandeira vermelha devido ao aumento de casos na região metropolitana e na própria cidade. O gráfico divulgado pela Prefeitura de Alvorada confirma isto:
Mesmo assim, a Administração Municipal insiste em colocar os servidores e os moradores da cidade, principalmente os estudantes, em risco ao manter a preparação de refeições dentro das escolas. Contrariando o que diz a Lei Federal nº 13.987, de 7 de abril de 2020, que deixa expresso que os municípios devem realizar a distribuição dos “gêneros alimentícios” adquiridos com recursos do PNAE. E também à Recomendação nº 02 de 9 de abril de 2020 do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Para o Presidente do SIMA, Rodinei Rosseto, “A Prefeitura ao invés de realizar a distribuição de kits com quilos de alimentos, o que seria mais adequado, faz uma leitura distorcida da lei federal como forma de fazer uso político da situação de calamidade que vivemos”.
É urgente que se pare de colocar em risco trabalhadores e moradores de Alvorada nas escolas. O Prefeito Appolo precisa respeitar a lei e a saúde da nossa sociedade.