Durante os dias 14 e 15 de fevereiro a Diretoria do SIMA, representantes de conselhos e a equipe de colaboradores participaram do seminário de planejamento de gestão. Um importante momento para a organização do Sindicato, que serviu para organizar as ações da entidade e fortalecer a atuação em defesa dos servidores.

A reunião ocorre às vésperas da Assembleia que discutirá o dissídio dos servidores municipais de Alvorada e em meio mobilização da categoria na busca por respostas para as pautas apresentadas à Prefeitura. Entre a manhã de sexta-feira e a tarde de sábado foram realizadas diversas atividades desde de formação teórica, palestra, dinâmica de grupo, discussão de pautas e estratégias, além de repasses da assessoria jurídica e contábil.

O advogado Rafael Lemes da Silva, sócio do escritório Girotto, Lemes & Zimmermann Advogados, participou representando a assessoria jurídica. O serviço de assessoria jurídica, que realizada atendimento coletivo e individual aos associados, tem sido uma importante ferramenta de defesa dos direitos dos trabalhadores, principalmente, no combate ao assédio moral.

O contador Maurício Cardoso do Contabsystem, escritório responsável pela assessoria contábil, também esteve no seminário. Na ocasião, Maurício realizou a entrega do relatório financeiro da entidade, e ressaltou a importância do trabalho realizado pela Tesouraria e toda equipe do SIMA na busca por estabilidade nas contas. Uma das razões para a boa gestão financeira é a presença, constantes de novos associados.

A economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) , Anelise Manganelli, apresentou ao dirigentes do SIMA os estudos realizados pela entidade sobre os gastos públicos e as mudanças na constituição trabalhista durante os últimos cinco anos e que afetam diretamente os servidores públicos. Segundo ela: “com a aprovação da reforma trabalhista, os sindicatos municipais terão papel fundamental para a mobilização dos trabalhadores e fiscalização dos poderes locais. A exemplo do caso de Caxias, onde a organização sindical contribuiu para manutenção de serviços públicos de saúde, além de fornecer elementos que serviram para a denúncia de impeachment do prefeito“.

Anelise Manganelli DIEESE 

Na visão do Presidente do SIMA, Rodinei Rosseto: “O seminário reforça a unidade de toda a gestão e colaboradores do sindicato e amplia as possibilidades de ação para enfrentar os ataques dos governos Bolsonaro, Leite e Appolo, que tem feito uma perseguição aos servidores públicos. O SIMA tem a tarefa de unificar os trabalhadores para defender seus interesses e combater as políticas da extrema direita.”

O encontro serviu também para encaminhar a agenda de lutas dos servidores. Nos próximos dias o SIMA inicia uma série de atividades e campanhas para mobilizar a categoria.

Maurício Cardoso do Contabsystem, escritório responsável pela assessoria contábil fez a entrega do relatório financeiro da entidade.