A geração de energia elétrica a partir de fontes primárias intermitentes vem assumindo importância crescente. Como exemplo, a energia solar acrescenta os benefícios da vida útil longa, maior economia e valorização do imóvel, cujo custo de aquisição pode cair na medida em que essa fonte tenha sua cobertura em crescente expansão. Interessados procurem a Secretaria do SIMA e tenham acesso ao material de divulgação do produto.

Pensando nas vantagens que os Servidores poderão usufruir, o SIMA selou parceira com a Lumie Solar, uma empresa especializada e referência no ramo de energia solar. Rosana Otto, representante comercial da Lumie Solar, demonstrou ao presidente do SIMA, Rodinei Rosseto, as vantagens da aquisição dessa fonte energética, que não polui, é renovável, limpa e silenciosa, podendo ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, necessidade mínima de manutenção, de fácil de instalação e barato para manter. A desvantagem inicial do custo de aquisição é compensada em pouco tempo.

LUZ DO SOL COMO FONTE

A definição de Energia Solar é associada à energia fotovoltaica, tecnologia que utiliza a luz do Sol como fonte de energia para gerar eletricidade e, portanto, possui a vantagem de ser uma energia gratuita, renovável, alternativa e limpa.
A energia solar funciona com a captação da luz do sol a partir de placas solares fotovoltaicas com diversas vantagens, como possuir facilidade de manutenção e o fato de trazer economia de até 95% na conta de luz.

As principais vantagens e desvantagens da energia solar são vida útil a partir de 25 anos, gerando economia de até 95% na conta de luz e pagando-se em até 7 anos, mesmo não gerando energia à noite e em casos de quedas de energia na rede elétrica, quando o sistema não utiliza baterias.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)