A diretoria do SIMA chama a atenção dos servidores para o que está sendo encarado como uma armadilha contra a mobilização sindical.
Ao oferecer o cartão, a Prefeitura leva os municipários a cancelar o cartão Vecell do SIMA em busca de maior margem no novo cartão. A consequência é a desfiliação do Sindicato.
Contudo é importante lembrar que, além do cartão Vecell não aplicar juros, os associados do SIMA possuem assessoria jurídica gratuita, auxílio funeral de R$ 2.500,00, planos de saúde com preços acessíveis, além de descontos no aluguel do salão de eventos e diversas parcerias que vem surgindo.
O presidente Rosseto afirma ser este um combate desleal, por parte da Prefeitura, contra os Sindicato e os servidores de Alvorada. “Agora fica claro porque não houve chapa concorrente à presidência do SIMA. O objetivo da Administração Appolo é acabar com a instituição sindical de forma definitiva”, avalia.
Rosseto lembra, ainda, que o dinheiro que era aplicado no comércio local com o Vecell, acaba se expandindo para Porto Alegre, prejudicando também a economia da cidade.
Por fim, o SIMA estranha que a nova empresa de cartões tenha acesso às informações de todos os servidores, filiados ou não ao Sindicato. Estas informações devem ser restritas à Prefeitura, pois tratam da vida funcional do servidor.
Em vista de todas essas consequências, o SIMA segue observando e indo a campo para verificar a aplicação do novo cartão oferecido. Será pedida investigação ao Ministério Público, pois as ações atingem os trabalhadores e o Sindicato, pois há vendas feitas no comércio local, com cobranças futuras, que correm o risco de não serem efetivadas.