Durante vistoria nas unidades de saúde do município o Presidente do SIMA, Rodinei Rosseto, e o Presidente da CIPA, Michael Guerin, depararam-se com um cenário de descaso com os trabalhadores e a população. As visitas foram realizadas após relatos de servidores que denunciaram a falta de higienização e a preocupação com o grande número de membros das equipes infectados.
Alvorada já superou o número de 1 mil infectados, tendo inclusive o Prefeito Municipal José Arno Appolo entre os que testaram positivo para COVID-19. Mesmo assim, as medidas de segurança seguem sendo negligenciadas. Em média, cinco (5) trabalhadores por unidade de saúde testaram positivo até o momento. Um cenário que apavora pelo aumento recente dos casos. As unidades trabalham com equipes reduzidas e sem distribuição de matérias de proteção individual adequados. A previsão é de que até a próxima semana mais da metade dos trabalhadores estejam na lista de infectados pelo COVID-19.
A assessoria jurídica do SIMA reforça para que os trabalhadores solicitem o afastamento em caso de enquadramento no grupo de risco, conforme decisão judicial no processo 5001731-77.2020.8.21.0003. O escritório Girotto, Lemes & Zimmermann, representando o SIMA, ingressou com a ação e a Prefeitura de Alvorada está obrigada a liberar para sistema de trabalho remoto todos os servidores que possuam idade acima de 60 anos, independentemente da apresentação de atestado médico, com exceção dos servidores da saúde e segurança.
Outras medidas jurídicas estão sendo tomadas para que a Prefeitura de Alvorada seja responsabilizada pela falta de controle no combate ao novo coronavírus. É importante salientar que a cidade, até o momento, não apresentou um plano de ação contra o vírus.