No dia 07 de dezembro de 1993, foi promulgada a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas – lei nº 8.742) que define os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. A LOAS representa um avanço significativo para a garantia dos direitos sociais. Com esse marco o Brasil passa a comemorar nesta data o Dia Nacional da Assistência Social.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) resgatou a responsabilidade do Estado, mudando substancialmente o modelo de organização e gestão da assistência social que passou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros e brasileiras, enquanto política de direitos.
As atribuições do assistente social estão diretamente ligadas às questões de saúde, educação e direitos humanos. Esse profissional é responsável por assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos. Seja no âmbito físico, psicológico ou social.
O ABRAÇO DO SIMA
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) parabeniza o conjunto dos trabalhadores da Assistência Social, que são sujeitos históricos e determinantes dessa Política e do aprimoramento da Assistência Social.
A data é momento de reafirmarmos o nosso posicionamento em defesa do maior sistema de proteção social do mundo e continuar lutando pela consolidação do SUAS articulado com todos os atores envolvidos: gestores, trabalhadores, usuários, conselheiros, legisladores, para que juntos possamos fazer o enfrentamento e a defesa dos direitos sociais, da dignidade humana, da defesa da democracia e de uma sociedade com justiça social.
Rodinei Rosseto, presidente do SIMA